SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Age transition of tuberculosis incidence and mortality in BrazilIncidence rate and spatio-temporal clustering of type 1 diabetes in Santiago, Chile, from 1997 to 1998 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ASSUNCAO, Maria Cecília F; SANTOS, Iná da Silva dos  and  GIGANTE, Denise P. Atenção primária em diabetes no Sul do Brasil: estrutura, processo e resultado. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp. 88-95. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000100013.

OBJETIVO: Descrever e avaliar a estrutura, o processo e o resultado do cuidado do paciente diabético atendido em nível primário de atenção à saúde em Pelotas, RS. MÉTODOS: O delineamento foi transversal. Foram estudados todos os 32 postos de saúde e 61 médicos que atendem pacientes diabéticos nesses locais. Foi identificada uma amostra de 378 pacientes que tiveram consulta médica nos postos. Os pacientes foram entrevistados em casa, e sua glicemia capilar, pressão arterial e índice de massa corporal foram avaliados e comparados a padrões. Componentes da estrutura e do processo de atendimento foram comparados a padrões recomendados ao manejo de pacientes diabéticos. RESULTADOS: A maioria dos serviços carece de aproximadamente todos os requerimentos mínimos. A aferição da pressão arterial foi o item do exame físico mais relatado na visita inicial. Como plano de tratamento na consulta inicial, cerca de 85% dos médicos relataram prescrever dieta, e 72% exercício físico. Todos os médicos relataram solicitar glicemia de jejum, e 60% hemoglobina glicosilada na monitorização laboratorial dos pacientes. O controle da doença variou de 6% a 11%, conforme os diferentes parâmetros utilizados. CONCLUSÕES: A rede pública de saúde está deficiente, mas existe potencial de melhoria dos três aspectos (estrutura, processo e resultado) através de treinamento em serviço e seguimento de normas-padrão.

Keywords : Diabetes mellitus [prevenção e controle]; Cuidados primários de saúde; Avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde); Pesquisa sobre serviços de saúde; Qualidade dos cuidados de saúde; Administração de serviços de saúde; Cuidados médicos; Diabetes mellitus [terapêutica]; Avaliação de serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese