SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Age transition of tuberculosis incidence and mortality in BrazilIncidence rate and spatio-temporal clustering of type 1 diabetes in Santiago, Chile, from 1997 to 1998 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Saúde Pública

versión On-line ISSN 1518-8787versión impresa ISSN 0034-8910

Resumen

ASSUNCAO, Maria Cecília F; SANTOS, Iná da Silva dos  y  GIGANTE, Denise P. Atenção primária em diabetes no Sul do Brasil: estrutura, processo e resultado. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp.88-95. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000100013.

OBJETIVO: Descrever e avaliar a estrutura, o processo e o resultado do cuidado do paciente diabético atendido em nível primário de atenção à saúde em Pelotas, RS. MÉTODOS: O delineamento foi transversal. Foram estudados todos os 32 postos de saúde e 61 médicos que atendem pacientes diabéticos nesses locais. Foi identificada uma amostra de 378 pacientes que tiveram consulta médica nos postos. Os pacientes foram entrevistados em casa, e sua glicemia capilar, pressão arterial e índice de massa corporal foram avaliados e comparados a padrões. Componentes da estrutura e do processo de atendimento foram comparados a padrões recomendados ao manejo de pacientes diabéticos. RESULTADOS: A maioria dos serviços carece de aproximadamente todos os requerimentos mínimos. A aferição da pressão arterial foi o item do exame físico mais relatado na visita inicial. Como plano de tratamento na consulta inicial, cerca de 85% dos médicos relataram prescrever dieta, e 72% exercício físico. Todos os médicos relataram solicitar glicemia de jejum, e 60% hemoglobina glicosilada na monitorização laboratorial dos pacientes. O controle da doença variou de 6% a 11%, conforme os diferentes parâmetros utilizados. CONCLUSÕES: A rede pública de saúde está deficiente, mas existe potencial de melhoria dos três aspectos (estrutura, processo e resultado) através de treinamento em serviço e seguimento de normas-padrão.

Palabras clave : Diabetes mellitus [prevenção e controle]; Cuidados primários de saúde; Avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde); Pesquisa sobre serviços de saúde; Qualidade dos cuidados de saúde; Administração de serviços de saúde; Cuidados médicos; Diabetes mellitus [terapêutica]; Avaliação de serviços de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )