SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Zoonotic brucellosis risk associated with clandestine slaughtered porks author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PEDUZZI, Marina. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.1, pp. 103-109. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000100016.

Apresenta-se um conceito e uma tipologia de trabalho em equipe, bem como os critérios de reconhecimento dos tipos de equipe. O conceito e a tipologia foram elaborados com base na literatura sobre o tema e em uma pesquisa empírica sobre trabalho multiprofissional em saúde, fundamentada teoricamente nos estudos do processo de trabalho em saúde e na teoria do agir comunicativo. Segundo essa formulação teórica, o trabalho em equipe consiste numa modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as intervenções técnicas e a interação dos agentes. A tipologia proposta refere-se a duas modalidades de equipe: equipe integração e equipe agrupamento, e os critérios de reconhecimento dos tipos de equipe dizem respeito a comunicação entre os agentes do trabalho; diferenças técnicas e desigual valoração social dos trabalhos especializados; formulação de um projeto assistencial comum; especificidade de cada área profissional; e flexibilidade da divisão do trabalho e autonomia técnica.

Keywords : Equipe de assistência ao paciente; Recursos humanos em saúde; Organização e administração; Ocupações em saúde; Relações interpessoais; Comunicação; Análise e desempenho de tarefas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese