SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Urinary incontinence among climateric Brazilian women: household surveyHealth care at home setting: social interaction and daily life author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MENDONCA, Gulnar Azevedo S  and  ELUF-NETO, José. Visitantes hospitalares como controles em estudos caso-controle. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.5, pp. 436-442. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000500005.

OBJETIVO: A seleção de controles é uma das maiores dificuldades nos estudos caso-controle. Controles hospitalares podem ser inadequados, e controles selecionados aleatoriamente na população-base podem ser inacessíveis. Objetivou-se analisar o uso de controles visitantes hospitalares em um estudo caso-controle conduzido no principal hospital do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, RJ, que investigou a associação entre compostos organoclorados e outros fatores de risco para câncer de mama feminino. MÉTODOS: O estudo incluiu 177 casos incidentes e 377 controles recrutados entre visitantes mulheres. Três modelos de composição do grupo-controle foram comparados (modelo 1, com todas as visitantes selecionadas; modelo 2, excluindo mulheres que visitavam parentes com câncer de mama; e modelo 3, excluindo todas as mulheres que visitavam parentes com qualquer tipo de câncer). Para testar as associações, foram calculados "odds ratios" e intervalos de confiança de 95%. RESULTADOS: "Odds ratios" de câncer de mama ajustados por idade, associados a fatores de risco que não fossem a história familiar de câncer, com exceção de fumo e tamanho da mama, foram semelhantes nos três modelos. A história familiar de todos os cânceres, exceto mama, mostrou risco diminuído nos modelos 1 e 2, enquanto que no modelo 3, esteve associada ao aumento de risco, porém sem significado estatístico. A história familiar de câncer de mama foi um fator de risco para a doença nos modelos 2 e 3, mas não foi observada associação no modelo 1. Na análise multivariada, risco significante de câncer de mama foi encontrado para história familiar de câncer de mama nos modelos 2 e 3, mas não no modelo 1. CONCLUSÕES: Os resultados indicam que, para investigar os fatores de risco não relacionados à história familiar de câncer, o uso de controles visitantes pode ser uma alternativa válida e viável.

Keywords : Estudos de casos e controles; Neoplasmas mamários; Seleção de controles; Controles visitantes hospitalares.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English