SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Health care at home setting: social interaction and daily lifeEmergence of Aedes albopictus in artificial containers author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FORTES, Paulo Antonio de Carvalho; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone  and  SPINETTI, Simone Ribeiro. Critérios sociais na seleção de pacientes em serviços de emergência. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.5, pp. 451-455. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000500007.

OBJETIVO: Analisar escolhas realizadas por graduandos de primeiro e de último ano em administração hospitalar, para a seleção de pacientes em serviços de emergência médica. MÉTODOS: Foi estudada uma amostra acidental de 64 alunos do primeiro ano e 25 do quarto ano, presentes na sala de aula no primeiro dia letivo, em 1999, do curso de administração hospitalar de instituição de ensino de São Paulo, SP, Brasil. Para coleta de dados, foi realizado questionário com nove situações hipotéticas, que envolviam critérios passíveis de ocorrer na seleção de pacientes dentro de um serviço de emergências médicas: idade, sexo, condição econômica, estilo de vida e responsabilidade social. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças significativas nas opções feitas pelos dois grupos de alunos pesquisados, em relação aos critérios de condição econômica e estilo de vida. CONCLUSÃO: Os resultados apontam para uma aceitação, por parte dos estudantes pesquisados, de critérios sociais como variáveis para tomada de decisão, em situação de recursos limitados.

Keywords : Seleção de pacientes; Serviços de emergência médica; Bioética; Ética institucional; Pesquisa sobre serviços de saúde; Dotação de recursos para cuidados de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese