SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Immature mosquitoes (Diptera: Culicidae) in a public city parkEmpirical bayesian model applied to the spatial analysis of leprosy occurrence author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALVES, Maria Cecília Goi Porto  and  SILVA, Nilza Nunes da. Simplificação do método de estimação da densidade larvária de Aedes aegypti no Estado de São Paulo. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.5, pp. 467-473. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000500010.

OBJETIVO: Propor alterações simplificadoras em plano de amostragem para estimar a densidade larvária de Aedes aegypti, partindo da avaliação de sua eficiência e simplicidade. MÉTODOS: Avaliou-se o plano de amostragem utilizado pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, para estimar a densidade larvária de Aedes aegypti pelo índice de Breteau, utilizando amostragem por conglomerados (quadras) em uma única etapa. Foram avaliadas 111 amostras obtidas em seis municípios da região de São José do Rio Preto, e pesquisadas, em média, 35 quadras e 14 edificações por quadra, num total de 510 edificações por amostra. RESULTADOS: As estimativas do índice de Breteau superiores a 3 apresentaram coeficientes de variação menores que 30% em 71% das amostras. O efeito do delineamento foi de 1,19 e de 1,79 para índices menores e maiores que 5, respectivamente. As estimativas foram obtidas em menos de três dias, envolvendo, em média, 5,5 homens na coleta de dados por dia. CONCLUSÕES: O plano de amostragem apresentou características de método simplificado: rapidez, economia e fácil operacionalização. Tais resultados se devem principalmente à utilização de conglomerados em uma única etapa, dispensando elaboração de listagem de endereços, sorteio e localização de edificações na segunda etapa. O efeito do delineamento indicou perda de precisão em níveis aceitáveis com a utilização de uma só etapa. A determinação do tamanho da amostra e a estimação dos erros amostrais das estimativas mereceram alterações simplificadoras.

Keywords : Dengue. Aedes; Larva; Controle de mosquitos; Planos e programas de saúde; Dengue [prevenção e controle]; Avaliação; Plano de amostragem; Avaliação rápida; Aedes aegypti.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese