SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Empirical bayesian model applied to the spatial analysis of leprosy occurrenceReasons for cataract surgery cancelation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CALDERARO, Rachel VV  and  HELLER, Léo. Surto de reações hemolíticas associado a residuais de cloro e cloraminas na água de hemodiálise. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.5, pp. 481-486. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000500012.

OBJETIVO: Relatar o processo de investigação da contaminação da água e a conseqüente avaliação do surto ocorrido no serviço de hemodiálise. MÉTODOS: Em setembro de 2000, 16 pacientes sob terapia de hemodiálise de um hospital em Minas Gerais apresentaram reações hemolíticas compatíveis a sintomas de intoxicação por cloro e cloramina em água. Foi feita a medição das concentrações de cloro e cloramina em amostras coletadas em diversos pontos do sistema de tratamento e distribuição de água do serviço inspecionado. A identificação dos casos ocorridos durante o período de estudo foi feita pela revisão das anotações de prontuários dos pacientes. Foi feita a revisão dos procedimentos da equipe técnica, médica e de enfermagem por meio de entrevistas. RESULTADOS: A taxa de sintomas foi significativamente alta (p<0,028) durante o período epidêmico em relação ao período pré-epidêmico. Os pacientes afetados fizeram hemodiálise com água tratada por osmose reversa e usaram capilares dialisadores reprocessados manualmente. A água e os capilares apresentaram, durante o período epidêmico, concentrações residuais acima dos padrões desejáveis impostos pela Portaria 82 do Ministério da Saúde/GM, que exige o máximo de 0,5 mg/l para cloro e 0,1 mg/l para cloramina. Risco relativo de 2,58 (1,06 a 6,28) caracteriza elevadas concentrações de cloro livre e cloramina quanto à apresentação dos sintomas nos expostos. CONCLUSÃO: A vigilância dos procedimentos é necessária para que a água utilizada no processo de hemodiálise atenda aos padrões mínimos recomendados.

Keywords : Hemodiálise; Vigilância sanitária; Análise da água; Cloro [análise]; Cloraminas [análise]; Tratamento de água; Reações hemolíticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese