SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Evolutionary epidemiological thought on infectionsMale perspective on induced abortion author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VIEIRA, Elisabeth Meloni; BADIANI, Rita; DAL FABBRO, Amaury Lélis  and  RODRIGUES JUNIOR, Antonio Luiz. Características do uso de métodos anticoncepcionais no Estado de São Paulo. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 263-270. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300002.

OBJETIVO: Analisar dados coletados pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, de 1996, sobre o uso de métodos anticoncepcionais no Estado de São Paulo, Brasil. MÉTODOS: Os dados obtidos foram analisados comparativamente com os do Brasil e com os de outra pesquisa similar realizada em 1986. Foi examinado o uso de métodos anticoncepcionais entre mulheres não-solteiras (casadas ou em coabitação), focalizando-se idade, número de filhos, escolaridade, idade na esterilização feminina e momento da esterilização. Para análise estatística, utilizaram-se o teste t-Student e o teste não-paramétrico de Kendall. RESULTADOS: Diferentemente do Brasil, houve estabilização dos índices de esterilização feminina no Estado de São Paulo no período estudado. Observou-se um mesmo padrão de uso de métodos no Brasil e em São Paulo: até os 30 anos, o método predominante foi a pílula; e, depois dos 30 anos, predominou a esterilização feminina, que aumenta com o número de filhos e diminui com a escolaridade. O uso de métodos masculinos aumentou nos últimos anos, sendo maior em São Paulo, que também apresenta maior diversidade no uso de métodos reversíveis. CONCLUSÕES: Apesar das diferenças, o uso predominante de apenas dois métodos anticoncepcionais, em São Paulo e no Brasil, reflete distorções na oferta do planejamento familiar e na saúde reprodutiva no contexto da nova regulamentação do planejamento familiar.

Keywords : Anticoncepção; Conhecimentos, atitudes e prática; Planejamento familiar; Saúde reprodutiva; Anticoncepcionais orais; Esterilização sexual; Fatores etários; Escolaridade; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese