SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3A strategy for the management of hospitalized children with acute lower respiratory infectionsValidity of the Nordic Musculoskeletal Questionnaire as morbidity measurement tool author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BARROS, Maria Dilma de A; XIMENES, Ricardo  and  LIMA, Maria Luiza C de. Validação de variáveis de declarações de óbito por causas externas, Recife, PE, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 301-306. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300007.

OBJETIVOS: Validar, nas declarações de óbitos por causas externas de menores de 20 anos residentes no Recife em 1995, outras variáveis que não a causa básica dos óbitos. MÉTODOS: Pesquisaram-se os documentos existentes no Instituto de Medicina Legal de Recife para validar variáveis das declarações de óbitos constantes nos dados oficiais de mortalidade. Analisou-se a concordância pelos índices de Kappa e da sensibilidade. Tendo em vista a metodologia utilizada, os dados da pesquisa foram considerados mais exatos e, como tais, tomados como padrão. RESULTADOS: Para as variáveis que os peritos do Instituto de Medicina Legal entenderam como de sua responsabilidade direta, os resultados mostraram concordância ótima ¾ sexo, idade e tipo de violência ¾ ou boa ¾ tipo de acidente. Porém, para as entendidas como de sua responsabilidade indireta ou como não sendo de sua responsabilidade, importantes discordâncias foram observadas ¾ local e município de ocorrência do óbito, assistência médica e local do acidente. CONCLUSÃO: Os dados revelam a dissociação entre o objetivo da inclusão das variáveis nas declarações de óbito e seu uso social e a estratégia para obtê-las.

Keywords : Atestados de óbito; Causa da morte; Validade; Sistema de informação; Mortalidade; Causas externas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese