SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Validity of death certificate variables in cases of death from external causes, BrazilFrequency and determinants of breastfeeding in the State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PINHEIRO, Fernanda Amaral; TROCCOLI, Bartholomeu Torres  and  CARVALHO, Cláudio Viveiros de. Validação do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares como medida de morbidade. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 307-312. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300008.

OBJETIVO: Validar a versão brasileira do Nordic Musculoskeletal Questionnaire ¾ NMQ (Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares ¾ QNSO) e apresentar as relações entre morbidade osteomuscular e variáveis demográficas, ocupacionais e relativas a hábitos. MÉTODOS: A versão brasileira do instrumento NMQ foi aplicada a uma amostra de 90 empregados em uma instituição bancária estatal, em Brasília, em 1999. Foram realizadas análises descritivas da amostra e de associação entre as variáveis. Os resultados foram comparados a dados relativos à história clínica de cada respondente. Realizou-se análise estatística de comparação entre grupos (Test t) e de correlação entre variáveis (Pearson). RESULTADOS: Os resultados mostraram concordância entre o relato de sintomas no NMQ e a história clínica em 86% dos casos. Foram verificadas diferenças na prevalência de sintomas quanto ao gênero, à função exercida e à prática de atividade física. As mulheres apresentaram maior média de severidade de sintomas em quase todas as regiões anatômicas; os gerentes relataram maior severidade de sintomas em região lombar do que escriturários; a prática de atividade física regular esteve associada à menor severidade de sintomas em membros superiores. CONCLUSÕES: Os resultados mostram um bom índice de validade concorrente para a versão brasileira do NMQ e recomendam sua utilização como medida de morbidade osteomuscular. Entretanto, o instrumento necessita de uma medida de severidade de sintomas e de alterações na diagramação e no conteúdo da escala para torná-la mais compreensível e menos suscetível a um excessivo número de respostas em branco.

Keywords : Transtornos traumáticos cumulativos [epidemiologia]; Questionários; Validade; Mensuração; Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese