SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Popular beliefs regarding the treatment of senile cataractAmount and quality of food advertisement on Brazilian television author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LUCCA, Alessandra  and  TORRES, Elizabeth Aparecida FS. Condições de higiene de "cachorro-quente" comercializado em vias públicas. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 350-352. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300015.

O objetivo do estudo foi identificar situações nas quais existiam riscos de alimentos preparados e comercializados em vias públicas (cachorro-quente) estarem ou se tornarem contaminados (pontos críticos) e estabelecer um método de controle para prevenir o perigo de contaminação de alimentos (pontos críticos de controle). Os dados foram coletados em 20 pontos de venda, na região de Cerqueira César, por meio de entrevistas, preenchimento de questionários, observação das práticas de manipulação e armazenamento dos alimentos, bem como medição da temperatura (produtos cárneos) e pH (molhos). Os resultados indicaram que, em 30% dos estabelecimentos, as condições de higiene foram consideradas péssimas ou regulares. As preparações à base de carne e frango e o purê de batata foram consideradas de alto risco. Tais observações revelaram técnicas higiênico-sanitárias inadequadas para o preparo dos lanches e falta de conhecimentos básicos sobre manipulação e higiene dos alimentos, razão pela qual tais alimentos representam um problema de saúde pública. Devido à escassez de pesquisas na literatura científica e de dados oficiais sobre o comércio de alimentos de rua no Brasil, propõe-se que estudos adicionais sejam feitos.

Keywords : Manipulação de alimentos; Higiene dos alimentos; Comércio; Contaminação de alimentos; Vigilância sanitária; Qualidade dos alimentos; Qualidade de produtos para o consumidor; Alimentos de rua; Cachorro-quente; Segurança alimentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese