SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Hygienic conditions of hot dogs sold on the streets, BrazilEpidemiological aspects of Helicobacter pylori infection in childhood and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALMEIDA, Sebastião de Sousa; NASCIMENTO, Paula Carolina BD  and  QUAIOTI, Teresa Cristina Bolzan. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 353-355. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300016.

Objetivou-se analisar a quantidade e a qualidade de produtos alimentícios veiculados por três redes principais de canal aberto da televisão brasileira em três períodos do dia. Os produtos alimentícios, quando comparados a outros produtos, foram os mais freqüentemente veiculados, independentemente do horário ou do dia de gravação. A análise da qualidade dos alimentos veiculados mostra que a televisão promove, predominantemente, produtos com altos teores de gordura e/ou açúcar e sal. Conclui-se que a predominância de produtos com altos teores de gorduras e/ou açúcar pode estar contribuindo para uma mudança nos hábitos alimentares de crianças e jovens e agravando o problema da obesidade na população.

Keywords : Hábitos alimentares; Televisão; Promoção de alimentos; Propaganda; Consumo de alimentos; Qualidade dos alimentos; Dieta; Obesidade; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese