SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Epidemiological aspects of Helicobacter pylori infection in childhood and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MORAES, Danielle Serra de Lima  and  JORDAO, Berenice Quinzani. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 370-374. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300018.

O objetivo do trabalho é analisar dados sobre a real disponibilidade dos recursos hídricos e o reflexo de sua degradação na saúde humana. Visa a acompanhar o crescimento da degradação ambiental nos últimos anos e o fornecimento de dados recentes e confiáveis sobre o tema. Foram abordados os seguintes aspectos: (a) atividades antrópicas e degradação ambiental; (b) estatísticas da disponibilidade e demanda dos recursos hídricos; (c) despejos urbanos e industriais como fontes de contaminação dos recursos hídricos; (d) efeitos deletérios da água contaminada sobre o organismo humano. São alarmantes os valores estatísticos relacionados aos efeitos da água contaminada sobre a saúde humana e ao aumento na demanda dos recursos hídricos. É de importância fundamental a tomada de uma consciência ambientalista por parte das gerações atuais a fim de se evitar o estresse máximo do sistema hídrico, cuja efetivação está prevista para um futuro muito próximo.

Keywords : Recursos hídricos [saúde pública]; Conservação da água; Impacto ambiental; Proteção ambiental; Degradação ambiental [saúde humana].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese