SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Epidemiological aspects of Helicobacter pylori infection in childhood and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MORAES, Danielle Serra de Lima  and  JORDAO, Berenice Quinzani. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp.370-374. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300018.

O objetivo do trabalho é analisar dados sobre a real disponibilidade dos recursos hídricos e o reflexo de sua degradação na saúde humana. Visa a acompanhar o crescimento da degradação ambiental nos últimos anos e o fornecimento de dados recentes e confiáveis sobre o tema. Foram abordados os seguintes aspectos: (a) atividades antrópicas e degradação ambiental; (b) estatísticas da disponibilidade e demanda dos recursos hídricos; (c) despejos urbanos e industriais como fontes de contaminação dos recursos hídricos; (d) efeitos deletérios da água contaminada sobre o organismo humano. São alarmantes os valores estatísticos relacionados aos efeitos da água contaminada sobre a saúde humana e ao aumento na demanda dos recursos hídricos. É de importância fundamental a tomada de uma consciência ambientalista por parte das gerações atuais a fim de se evitar o estresse máximo do sistema hídrico, cuja efetivação está prevista para um futuro muito próximo.

Keywords : Recursos hídricos [saúde pública]; Conservação da água; Impacto ambiental; Proteção ambiental; Degradação ambiental [saúde humana].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )