SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4  suppl.Female juvenile prostitution and AIDS prevention programs in BrazilCommunity based intervention and reduction of women's vulnerability to STD/AIDS in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787
Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ANTUNES, Maria Cristina et al. Diferenças na prevenção da Aids entre homens e mulheres jovens de escolas públicas em São Paulo, SP. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.4, suppl., pp.88-95. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000500013.

OBJETIVOS: Estudar as práticas sexuais de risco para a infecção pelo HIV de estudantes adultos jovens (18 a 25 anos) de escolas públicas noturnas e avaliar as diferenças de gênero e o impacto de um programa de prevenção de Aids. MÉTODOS: Estudo longitudinal de intervenção, em quatro escolas da região central do Município de São Paulo, SP, divididas aleatoriamente em dois grupos: intervenção e controle. Uma amostra de 394 estudantes participou do estudo, e 77% completaram o questionário pós-intervenção. Realizaram-se "Oficinas de Sexo Mais Seguro" para discutir simbolismo da Aids, percepção de risco, influências das normas de gênero nas atitudes, informações sobre Aids, corpo erótico e reprodutivo, prazer sexual e negociação do uso do preservativo. Para a análise estatística, foram empregados os testes qui-quadrado de Pearson e a análise de co-variância. RESULTADOS: A freqüência do uso consistente de preservativo foi baixa (33%), e existiam diferenças significativas entre homens e mulheres com referência à sexualidade e à prevenção de Aids. Ao avaliar os efeitos das oficinas, as mudanças foram estatisticamente significativas entre as mulheres, que relataram maior proporção de sexo protegido entre outros aspectos relacionados à prevenção da Aids. As mudanças não foram significativas entre os homens. CONCLUSÕES: O risco para a infecção pelo HIV pode ser diminuído, mas resultados mais expressivos podem ser encontrados se forem consideradas as diferenças de gênero e de papéis sexuais por meio de programas comunitários específicos de longa duração.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção]; HIV; Homens; Mulheres; Comportamento sexual; Estudantes; Conhecimentos, atitudes e prática; Promoção da saúde; Educação em saúde; Escolas; Setor público; Infecções por HIV [prevenção]; Sexualidade; Avaliação de resultado de ações preventivas; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )