SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4  suppl.Community based intervention and reduction of women's vulnerability to STD/AIDS in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SILVA, Neide Emy Kurokawa e et al. Limites do trabalho multiprofissional: estudo de caso dos centros de referência para DST/Aids. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.4, suppl., pp.108-116. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000500015.

OBJETIVO: Compreender as possibilidades e os limites da articulação dos processos de trabalho desenvolvidos por agentes com diferentes formações para otimizar a integração e melhorar a qualidade da assistência aos pacientes com HIV/Aids. MÉTODOS: Estudo qualitativo sobre o trabalho multiprofissional em cinco centros de referência para DST/Aids do Município de São Paulo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 26 profissionais de diferentes formações, enfocando suas relações no modo de organização da assistência prestada nesses serviços. RESULTADOS: Houve diferenças significativas do alcance da integração multiprofissional e das possibilidades de enriquecimento da assistência prestada, de acordo com as circunstâncias em que o trabalho interdisciplinar é posto em ação. CONCLUSÕES: Quando a equipe consegue trabalhar com demandas antevistas, isto é, com a formulação, por um conjunto de profissionais, de projetos assistenciais, antecipando demandas a partir de situações concretas da prática, criam-se condições favoráveis a um trabalho mais efetivamente integrado da equipe multiprofissional. Essa integração favorece intervenções que permitem um diálogo mais rico entre a aplicação do tratamento medicamentoso e outras dimensões relevantes do cuidado referentes às vivências sociais, psicológicas e emocionais dos pacientes.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção]; HIV; Prestação de cuidados de saúde; Equipe de assistência ao paciente; Serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )