SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue6Schizophrenia in males of cognitive performance: discriminative and diagnostic valuesSelf-perception of fluorosis due to fluoride exposure to drinking water and dentifrice author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALVES, Nilton César; ODORIZZI, Augusto Cesar  and  GOULART, Flávia Cristina. Análise microbiológica de águas minerais e de água potável de abastecimento, Marília, SP. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.6, pp. 749-751. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000700014.

O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade microbiológica da água potável e de diferentes marcas de águas minerais comerciais destinadas ao abastecimento público da cidade e de poços de diversas localidades da cidade de Marília, quanto a presença de coliformes totais e fecais. Foram analisadas amostras de cada tipo (mineral e de abastecimento), com base na determinação da presença de coliformes totais e fecais por meio da técnica do Colilert em cartela. Os resultados revelaram que uma amostra de água mineral e uma de abastecimento público apresentaram contaminação com bactéria do grupo coliforme total, 1 bactéria/100 ml de água. Nenhuma das amostras de água apresentou contaminação por coliformes fecais.

Keywords : Microbiologia da água; Enterobacteriaceae; Poluição da água; Água potável; Coliformes; Indicadores microbiológicos; Água mineral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese