SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue6Chagasic cardiopathy in endemic area versus sporadically infected patientsEpidemiological research on dementia in developing countries author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LANSKY, Sônia; FRANCA, Elizabeth  and  LEAL, Maria do Carmo. Mortalidade perinatal e evitabilidade: revisão da literatura. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.6, pp. 759-772. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000700017.

Neste artigo, realizou-se uma revisão da literatura sobre mortalidade perinatal com maior enfoque na evitabilidade desses óbitos. Foram pesquisadas, sobretudo, publicações da década de 90 nas bases Medline e Lilacs (América Latina e Caribe). Discutiram-se as dificuldades para a realização de estudos nesta área, ainda em número restrito no Brasil, em decorrência do grande subregistro de óbitos fetais e da má qualidade da informação nas declarações de óbitos. Foram apresentadas as principais propostas de classificação dos óbitos perinatais baseadas em enfoque de evitabilidade, com destaque para a classificação de Wigglesworth. Nesta abordagem, os óbitos perinatais foram relacionados a momentos específicos da assistência, sendo evidenciadas as possibilidades de sua prevenção. Recomenda-se o enfoque de evitabilidade para a abordagem da mortalidade perinatal no Brasil, dado que as taxas são ainda elevadas, a maioria dos óbitos é considerada evitável e poderia ser prevenida com a melhoria da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido, não apenas quanto à sua resolubilidade clínica, mas também à organização da assistência em sistemas hierarquizados e regionalizados, assegurando o acesso da gestante e do recém-nascido em tempo oportuno a serviços de qualidade.

Keywords : Mortalidade perinatal (saúde pública); Assistência perinatal [organização]; Cuidado pré-natal [organização]; Serviços de saúde materna [organização]; Serviços de saúde infantil [organização]; Evitabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese