SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Parity and wind impact on the frequency of Anopheles marajoara in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

TAIPE-LAGOS, Carmen Beatriz  and  NATAL, Delsio. Abundância de culicídeos em área metropolitana preservada e suas implicações epidemiológicas. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.3, pp. 275-279. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000300002.

OBJETIVO: Estudar a fauna de culicídeos adultos em uma área de reserva na periferia urbana para definir as espécies de interesse em saúde pública. MÉTODOS: O estudo foi realizado no Parque Ecológico do Tietê, localizado na periferia urbana da Grande São Paulo, Brasil. Realizaram-se coletas mensais em três locais e horários distintos, com o uso de aspiradores elétricos, armadilhas CDC e de Shannon no período de agosto de 1996 até março de 1998. O tratamento dos dados baseou-se na estimativa de freqüências e abundâncias. RESULTADOS: Coletaram-se 53.496 exemplares, tendo sido reconhecidas 25 espécies ou grupos genéricos. As espécies Ochlerotatus scapularis, Culex quinquefasciatus e Culex declarator foram as mais freqüentes e abundantes. CONCLUSÕES: As espécies mais freqüentes e abundantes têm demonstrado eficiência na transmissão de agentes patogênicos ao homem em outras regiões. Atenção deve ser dada a esses culicídeos, pois o o local investigado, ao lado de um complexo urbano, reúne condições favoráveis à disseminação de doenças por vetores.

Keywords : Culicidae; Ecologia de vetores; Insetos vetores; Controle de insetos; Vigilância epidemiologica; Culex; Ochlerotatus scapularis; Culex quinquefasciatus; Culex declarator.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )