SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Parity and wind impact on the frequency of Anopheles marajoara in BrazilValidation of clinical and epidemiological diagnosis criterion for confirming cholera author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FERNANDEZ, Zoraida  and  FORATTINI, Oswaldo Paulo. Sobrevivência de populações de Aedes albopictus: idade fisiológica e história reprodutiva. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.3, pp. 285-291. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000300004.

OBJETIVOS: Estudar a sobrevivência de populações de Aedes albopictus de ambientes rural e urbano, em diferentes condições de alimentação, e analisar sua idade fisiológica e a história reprodutiva. MÉTODOS: Foram coletadas larvas de Ae. albopictus no Vale do Paraíba (localidade urbana), e no Vale do Ribeira (localidade rural), Estado de São Paulo. As fêmeas que emergiram foram alimentadas com açúcar ou com sangue e observadas diariamente anotando a data da morte de cada uma e outras variáveis relacionadas com a reprodução. Os ovários foram dissecados seguindo a técnica de Polovodova, e a avaliação do desenvolvimento folicular segundo Christophers e Mer. Foram construídas tábuas de vida e analisadas estatísticamente as taxas de sobrevida. Para análise dos dados foi utilizado o Stata 7.0. RESULTADOS: Foi observada discordância gonotrófica nas duas populações de Ae. albopictus. As fêmeas oníparas desenvolveram sacos terminais. As nulíparas apresentaram ovários normais e em alguns casos foram observadas dilatações. As fêmeas alimentadas com açúcar apresentaram maiores taxas de sobrevida. Não foi detectada diferença estatística na taxa de sobrevida entre as duas populações avaliadas. CONCLUSÕES: A idade fisiológica e o estado de paridade de Ae. albopictus não foram definidas pela análise dos ovaríolos porque estes apresentaram sacos terminais em vez de dilatações. O tipo de alimento ingerido influenciou na sobrevivência das fêmeas de Ae. albopictus.

Keywords : Aedes; Sobrevivência; Larva; Ovário; Alimentação; Desenvolvimento ovariano; Efeito da alimentação; Aedes albopictus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese