SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Quality of life and well-being of elderly people: an exploratory study in the Portuguese populationTest-retest reliability of measures of social network in the "Pró-Saúde" Study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MENDOZA-SASSI, Raúl; BERIA, Jorge U  and  BARROS, Aluísio J D. Fatores associados à utilização de serviços ambulatoriais: estudo de base populacional. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.3, pp. 372-378. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000300017.

OBJETIVO: Identificar os fatores que levam uma pessoa a consultar o médico no Brasil e avaliar as diferenças entre grupos socioeconômicos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com 1.260 pessoas de 15 anos ou mais no sul do Brasil. Foram analisados dados demográficos, socioeconômicos, de necessidade em saúde e de fonte definida para consulta quanto a visita ao médico nos últimos dois meses. Foram calculadas as razões ajustadas de prevalência (RP) e os Intervalos de Confiança de 95% (IC 95%), utilizando a regressão de Poisson. RESULTADOS: As RP ajustadas mostraram que mulher, eventos estressantes, seguro de saúde e médico de referência aumentaram a probabilidade do desfecho. Foi encontrada uma relação de tipo dose-resposta com auto-avaliação do estado de saúde, e a probabilidade de consultar aumentou a medida que a necessidade em saúde também aumentou. A análise no grupo com doença crônica evidenciou que o grupo de menor renda e sem escolaridade teve uma redução de 62% na probabilidade de visitar o médico em comparação com o grupo de maior renda e sem estudo. Contudo, como ocorreu interação significativa entre renda e educação, o tempo de estudo melhorou a utilização nesse grupo. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem a existência de iniqüidade no grupo mais pobre que pode ser modificada pela educação. Medidas específicas reforçando a importância de ter um médico de referência podem também melhorar o acesso dos mais pobres.

Keywords : Serviços de saúde [utilização]; Acesso aos serviços de saúde; Eqüidade no acesso; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English