SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Outpatient health service utilization and associated factors: a population-based studyAedes albopictus may not be vector of dengue virus in human epidemics in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GRIEP, Rosane Harter; DORA, Chor; FAERSTEIN, Eduardo  and  LOPES, Cláudia. Confiabilidade teste-reteste de aspectos da rede social no Estudo Pró-Saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.3, pp.379-385. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000300018.

OBJETIVO: Avaliar os níveis de confiabilidade teste-reteste de informações relativas à rede social no Estudo Pró-saúde. MÉTODOS: Foi estimada a confiabilidade pelo estudo teste-reteste por meio de questionário multidimensional aplicado a uma coorte de trabalhadores de uma universidade. O mesmo questionário foi preenchido duas vezes por 192 funcionários não efetivos da universidade, com duas semanas de intervalo entre as aplicações. A concordância foi estimada pela estatística Kappa (variáveis categóricas), estatística Kappa ponderado e modelos log-lineares (variáveis ordinais), e coeficiente de correlação intraclasse (variáveis discretas). RESULTADOS: As medidas de concordância situaram-se acima de 0,70 para a maioria das variáveis. Estratificando-se as informações segundo gênero, idade e escolaridade, observou-se que a confiabilidade não apresentou padrão consistente de variabilidade. A aplicação de modelos log-lineares indicou que, para as variáveis ordinais do estudo, o modelo de melhor ajuste foi o de "concordância diagonal mais associação linear por linear". CONCLUSÕES: Os altos níveis de confiabilidade estimados permitem concluir que o processo de aferição dos itens sobre rede social foi adequado para as características investigadas. Estudos de validação em andamento complementarão a avaliação da qualidade dessas informações.

Keywords : Relações interpessoais; Relações interprofissionais; Trabalhadores. Reprodutibilidade de resultados; Universidades; Modelos lineares; Questionários; Rede social; Modelos log-lineares; Confiabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )