SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Voluntary HIV counseling and testing during prenatal care in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PRACA, Neide de Souza; LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira  and  HEARST, Norman. Fatores associados à percepção de risco de infecção pelo HIV por puérperas internadas. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp. 543-551. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500001.

OBJETIVO: Verificar os fatores associados à percepção de risco de infecção pelo HIV por puérperas internadas em maternidades filantrópicas. MÉTODOS: A amostra constou de 384 puérperas atendidas em duas maternidades filantrópicas do Município de São Paulo. Os dados foram coletados de janeiro a março de 2000. Todas as puérperas foram entrevistadas após 12 horas de pós-parto, quanto aos aspectos relativos a características sociodemográficas, conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis/Aids (DST/Aids) e às questões culturais (variáveis independentes) e "se ela se sentia em risco de contrair o HIV" (variável dependente). A análise estatística foi feita pelo teste de associação pelo qui-quadrado e análise de regressão logística múltipla. RESULTADOS: Cerca de 29% das puérperas se consideraram em risco de contrair o HIV. Verificou-se que a mulher que se percebe com risco é aquela que não está em união conjugal/consensual, que apresentou DST em algum momento de sua vida e que acredita que o homem casado se diverte fora de casa como o homem solteiro. O estudo possibilitou identificar o comportamento dos sujeitos para a prevenção e a manutenção de sua saúde. CONCLUSÕES: Identificou-se assimilação das informações sobre a epidemia, influenciando na percepção de risco da mulher, mas foi considerada necessária a intensificação de atividades que promovam o envolvimento do casal e do adolescente na prevenção de infecção pelo vírus da Aids.

Keywords : Infecções por HIV [transmissão]; Síndrome de imunodeficiência adquirida; Conhecimentos, atitudes e prática; Saúde da mulher; Percepção; Fatores de risco; Puerpério; Infecções por HIV [prevenção e controle]; HIV; Fatores socioeconômicos; Doenças sexualmente transmissíveis.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese