SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Contraceptive use among adolescents at public schools in BrazilKnowledge adequacy on contraceptives among women in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MARINHO, Luiz Alberto Barcelos; COSTA-GURGEL, Maria Salete; CECATTI, José Guilherme  and  OSIS, Maria José Duarte. Conhecimento, atitude e prática do auto-exame das mamas em centros de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp. 576-582. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500005.

OBJETIVO: O câncer da mama é um dos principais problemas de saúde pública e a educação para o auto-exame mamário é uma das etapas fundamentais na identificação de tumores da mama em fase inicial. Realizou-se estudo com o objetivo de avaliar o conhecimento, a atitude e a prática do auto-exame das mamas entre usuárias de centros de saúde. MÉTODOS: Em estudo tipo inquérito CAP (conhecimento, atitude e prática) foram entrevistadas 663 mulheres de 13 centros de saúde municipais selecionados de forma aleatória. O número de entrevistas em cada centro de saúde foi proporcional ao número médio mensal de mulheres atendidas. As respostas das usuárias foram descritas quanto ao conhecimento, atitude e prática, e suas respectivas adequações para o auto-exame das mamas, como previamente definido. A adequação foi comparada entre as categorias das variáveis de controle pelo teste X² RESULTADOS: Os resultados mostraram que o conhecimento e a prática do auto-exame das mamas foram adequados em 7,4% e 16,7% das entrevistadas respectivamente, embora a atitude frente a este procedimento tenha sido adequada em 95,9% das entrevistas. O estudo também mostrou que o esquecimento desta prática foi a principal barreira para a sua não realização, sendo referido por 58,1% das mulheres. CONCLUSÕES: As mulheres que utilizaram os centros de saúde tiveram conhecimento e prática inadequados para auto-exame das mamas, apesar de apresentarem atitude adequada e favorável à realização desse procedimento.

Keywords : Auto-exame de mama; Conhecimentos, atitudes e prática; Neoplasias mamárias [prevenção e controle]; Centros de saúde; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese