SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Association between child-care and acute diarrhea: a study in Portuguese childrenFactors related to sickness absenteeism among nursing personnel author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALVARENGA, Lênio Souza et al. Utilidade da estesiometria corneal na triagem da retinopatia diabética. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp.609-615. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500010.

OBJETIVO: Avaliar a utilidade da estesiometria corneal na triagem da retinopatia diabética. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal (N=575) em um programa de triagem de retinopatia diabética da Cidade de São Paulo, SP. A sensibilidade corneal foi aferida utilizando-se o estesiômetro de Cochet-Bonnet. A avaliação da retinopatia diabética foi obtida por meio da fundoscopia indireta. A validade do uso da estesiometria corneal na identificação de pacientes com retinopatia diabética foi avaliada por meio de curvas de sensibilidade e especificidade (Receiver Operating Characteristics (ROC) curve). RESULTADOS: A análise da sensibilidade e da especificidade da estesiometria corneal na detecção dos diferentes graus de retinopatia, utilizando-se diferentes pontos de corte, mostrou resultados inferiores a 80%. O melhor resultado obtido ocorreu na identificação de pacientes com retinopatia diabética proliferativa, mostrando sensibilidade de 72,2% e especificidade de 57,4%. CONCLUSÕES: Na série analisada, a estesiometria corneal não se mostrou um bom indicador da presença da retinopatia diabética.

Keywords : Retinopatia diabética [diagnóstico]; Sensibilidade e especificidade; Triagem de massa; Córnea; Estesiometria corneal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )