SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Household water reservoirs and control of Aedes aegypti author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

EYER-SILVA, Walter A. A circuncisão masculina e a transmissão heterossexual do HIV. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp. 678-686. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500022.

Desde os primeiros anos da epidemia de Aids, grandes diferenças geográficas na prevalência de infecção pelo HIV foram registradas entre países vizinhos e regiões vizinhas dentro de um mesmo país na África subsaariana. Tais diferenças não podiam ser completamente explicadas por fatores como o comportamento sexual e o uso de preservativos. Um acúmulo de dados epidemiológicos vem mostrando que a circuncisão masculina desempenha um efeito protetor contra a aquisição heterossexual do HIV pelo homem na África subsaariana e provavelmente contribui para as acentuadas diferenças de prevalência de HIV. Assim, realizou-se uma atualização dos estudos conduzidos em solo africano sobre a associação entre circuncisão masculina e infecção pelo HIV, as origens da prática da circuncisão entre as populações humanas, os mecanismos pelos quais a presença do prepúcio aumentaria a susceptibilidade de aquisição heterossexual do HIV pelo homem, sua associação com outras doenças infecciosas e também neoplásicas, o debate sobre a conveniência da adoção de práticas de circuncisão como estratégia de controle da epidemia de HIV na África, a escassa literatura brasileira sobre circuncisão masculina e as perspectivas de investigações futuras.

Keywords : Circuncisão; Infecções por HIV [transmissão]; Infecções por HIV [prevenção e controle]; África; Transmissão heterossexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese