SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue6Infant mortality in Brazil during recent periods of economic crisisMultiple-causes-of-death related to tuberculosis in the State of São Paulo, Brazil, 1998 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MARCOPITO, Luiz Francisco. Doenças isquêmicas do coração: mortalidade em nativos e migrantes, São Paulo, 1979-1998. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.6, pp. 707-713. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000600004.

OBJETIVO: O Estado de São Paulo tem sido pólo de atração de migrantes, tanto estrangeiros como brasileiros, e não se conhece o comportamento da mortalidade por doenças isquêmicas do coração quanto à naturalidade dos falecidos. Assim, realizou-se estudo para identificar diferenciais de mortalidade por doenças isquêmicas do coração em residentes no Estado de São Paulo, segundo sua naturalidade. MÉTODOS: Estudo analítico de série temporal com base em dados secundários. Não foram utilizadas taxas por falta de denominadores, mas sim indicadores não-censitários (mortalidade proporcional, e razão de mortalidade padronizada e ponderada para anos potenciais de vida perdidos antes da idade de 100 anos) e medianas. Tendências temporais foram avaliadas por regressão linear simples. RESULTADOS: Em São Paulo, cerca de 40% dos óbitos por doenças isquêmicas do coração ocorreram em migrantes. A tendência foi negativa nos estrangeiros e positiva nos brasileiros. Os naturais da região Nordeste, que tiveram a maior percentagem de óbitos hospitalares, foram os que apresentaram a pior situação: mortalidade proporcional por doenças isquêmicas do coração estável (embora claramente declinando em todos os outros grupos) e óbitos em idades mais jovens. CONCLUSÕES: A participação de migrantes no total de óbitos por doenças isquêmicas do coração no Estado de São Paulo teve mais destaque nos migrantes brasileiros, sendo que nos nascidos na região Nordeste foi mais destacada do que nos outros grupos de migrantes.

Keywords : Isquemia miocárdica [epidemiologia]; Isquemia miocárdica [mortalidade]; Migrantes; Séries de tempo; Atestados de óbito.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese