SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue6WHOQOL-OLD Project: method and focus group results in BrazilTrypanosoma cruzi prevalence and clinical forms in blood donor candidates in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TOMASI, Elaine; FACCHINI, Luiz Augusto; OSORIO, Alessander  and  FASSA, Anaclaudia Gastal. Aplicativo para sistematizar informações no planejamento de ações de saúde pública. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.6, pp. 800-806. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000600017.

OBJETIVO: Apresentar e avaliar aplicativo para subsidiar gestores e equipes de saúde com informações de serviços que prestam atenção primária à população. MÉTODOS: Descrever o aplicativo PACOTAPS (Aplicativo para atenção primária em saúde) desenvolvido em linguagem Visual Basic 5.0, cujos módulos dados secundários e demanda ambulatorial foram testados em unidade básica de saúde de Pelotas, RS. Por meio dos dados secundários obteve-se a estrutura por idade e sexo da população de referência, e pela demanda ambulatorial foram caracterizados todos os atendimentos realizados durante um mês em duas unidades básicas de saúde pelo processamento das fichas de atendimento ambulatorial. RESULTADOS: Identificaram-se a distribuição etária e o sexo de todos os usuários atendidos nas unidades básicas de saúde e os principais diagnósticos e encaminhamentos. Foi possível detectar diferenças entre as unidades, tanto devidas a estruturas e modelos assistenciais diversos, quanto indicativas de necessidades concretas de melhorias nos sistemas de registro dos atendimentos. CONCLUSÕES: O PACOTAPS é um aplicativo de fácil operação, podendo contribuir para a avaliação da gestão de unidades básicas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Ao dispor dessa ferramenta eletrônica que conjugue esses recursos, a tomada de decisões no âmbito do serviço de saúde e, até mesmo, da política de saúde do município poderá ser feita em bases mais adequadas e eficientes.

Keywords : Serviços de saúde comunitária; Informática em saúde pública; Software; Necessidades e demanda de serviços de saúde; Sistemas de informação em atendimento ambulatorial; Centros de saúde; Avaliação; SUS (BR); Gerência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese