SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue6WHOQOL-OLD Project: method and focus group results in BrazilTrypanosoma cruzi prevalence and clinical forms in blood donor candidates in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787
Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TOMASI, Elaine; FACCHINI, Luiz Augusto; OSORIO, Alessander  and  FASSA, Anaclaudia Gastal. Aplicativo para sistematizar informações no planejamento de ações de saúde pública. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.6, pp.800-806. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000600017.

OBJETIVO: Apresentar e avaliar aplicativo para subsidiar gestores e equipes de saúde com informações de serviços que prestam atenção primária à população. MÉTODOS: Descrever o aplicativo PACOTAPS (Aplicativo para atenção primária em saúde) desenvolvido em linguagem Visual Basic 5.0, cujos módulos dados secundários e demanda ambulatorial foram testados em unidade básica de saúde de Pelotas, RS. Por meio dos dados secundários obteve-se a estrutura por idade e sexo da população de referência, e pela demanda ambulatorial foram caracterizados todos os atendimentos realizados durante um mês em duas unidades básicas de saúde pelo processamento das fichas de atendimento ambulatorial. RESULTADOS: Identificaram-se a distribuição etária e o sexo de todos os usuários atendidos nas unidades básicas de saúde e os principais diagnósticos e encaminhamentos. Foi possível detectar diferenças entre as unidades, tanto devidas a estruturas e modelos assistenciais diversos, quanto indicativas de necessidades concretas de melhorias nos sistemas de registro dos atendimentos. CONCLUSÕES: O PACOTAPS é um aplicativo de fácil operação, podendo contribuir para a avaliação da gestão de unidades básicas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Ao dispor dessa ferramenta eletrônica que conjugue esses recursos, a tomada de decisões no âmbito do serviço de saúde e, até mesmo, da política de saúde do município poderá ser feita em bases mais adequadas e eficientes.

Keywords : Serviços de saúde comunitária; Informática em saúde pública; Software; Necessidades e demanda de serviços de saúde; Sistemas de informação em atendimento ambulatorial; Centros de saúde; Avaliação; SUS (BR); Gerência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )