Services on Demand
Article
Indicators
Related links
Bookmark
Revista de Saúde Pública
Print version ISSN 0034-8910
Abstract
ZAMBONATO, Ana Maria Krusser; PINHEIRO, Ricardo Tavares; HORTA, Bernardo Lessa and TOMASI, Elaine. Fatores de risco para nascimento de crianças pequenas para idade gestacional. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.1, pp. 24-29. ISSN 0034-8910. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000100004.
OBJETIVO: Determinar os fatores de risco para o nascimento de crianças pequenas para a idade gestacional. MÉTODOS: Nos meses de outubro a dezembro de 1996, cinco maternidades de Pelotas, RS, foram visitadas diariamente para entrevistar puérperas. O peso ao nascer foi obtido do registro dos berçários. A idade gestacional foi calculada a partir da data da última menstruação. Considerou-se como pequena para a idade gestacional (PIG) aquelas crianças cujo peso ao nascer, de acordo com o sexo e a idade gestacional, estava abaixo do percentil 10 da população de referência de Williams. O teste qui-quadrado foi usado nas análises bivariadas e a regressão logística, não-condicional, na análise multivariada. RESULTADOS: Foram estudadas 1.082 puérperas e a prevalência de nascimento PIG foi de 13,1%. Mesmo após controle para possíveis fatores de confusão, as crianças cuja renda familiar era <1 salário-mínimo apresentaram uma maior chance de serem PIG (OR: 8,81 IC95% 1,12-69,46) do que aquelas com renda ³10 salários-mínimos. Um pré-natal de baixa qualidade também aumentou a chance de PIG (OR: 3,28 IC95% 1,09-9,91). Baixa estatura materna e exposição ao tabaco também estiveram associados com nascimentos PIG. CONCLUSÕES: O baixo nível socioeconômico, tabagismo materno, estatura materna e pré-natal de baixa qualidade foram os principais fatores de risco para PIG.
Keywords : Recém-nascido pequeno para a idade gestacional; Peso ao nascer; Idade gestacional; Retardo do crescimento fetal; Fatores de risco; Prevalência; Fatores socioeconômicos.









