SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Fluoride and aluminum in teas and tea-based beveragesDeterminants of elders' choice between private and public health care providers author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LIMA, Maria Cecília Marconi Pinheiro et al. Observação do desenvolvimento de linguagem e funções auditiva e visual em lactentes. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.1, pp. 106-112. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000100015.

OBJETIVO: Investigar o desenvolvimento da linguagem e das funções auditiva e visual em lactentes de creche, a partir da avaliação realizada por educadores. MÉTODOS: Foram avaliados 115 lactentes, nos anos de 1998 a 2001, usuários de uma creche da área da saúde de uma universidade do Estado de São Paulo. Foi utilizado o "Protocolo da Observação do Desenvolvimento de Linguagem e das Funções Auditiva e Visual", com 39 provas no total, para a avaliação dos lactentes de 3 até 12 meses de idade. A aplicação desse Protocolo foi feita pelas educadoras da creche, devidamente treinadas. Utilizou-se o teste de Qui-quadrado ou Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de 5%. RESULTADOS: Os lactentes apresentaram um padrão diferente no desenvolvimento da linguagem quanto ao início do balbucio e das primeiras palavras, bem como na função visual, quanto à imitação e uso de jogos gestuais e de seguir ordem com uso de gestos. CONCLUSÕES: O ambiente creche propicia condições para um outro padrão de desenvolvimento de linguagem e das funções auditiva e visual. Ações de prevenção na creche devem integrar as áreas de saúde e educação num objetivo comum.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento da linguagem; Visão; Audição; Percepção auditiva; Percepção visual; Creches; Berçários; Promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese