SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Observation of language, visual and hearing function development in infantsImpact of decentralization on health financing in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BOS, Antônio M G  and  BOS, Ângelo J G. Determinantes na escolha entre atendimento de saúde privada e pública por idosos. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.1, pp. 113-120. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000100016.

OBJETIVO: Idosos usam a rede pública ou privada de atendimento de saúde de acordo com a sua situação econômica, social, demográfica e epidemiológica. Analisar como esses fatores influenciam a escolha do local de atendimento e comparar o impacto das rendas individual e familiar do idoso nessa decisão são os objetivos do estudo. MÉTODOS: Foram utilizados dados de um estudo realizado pelo Conselho Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul, em 1995, com 7.920 idosos, com idade acima de 60 anos. A coleta de dados foi feito mediante questionário que incluía questões sobre influência do gênero, idade, escolaridade, renda individual e familiar, tamanho da família, participação na renda familiar e auto-avaliação da saúde do idoso. As chances de uso da rede privada de atendimento de saúde foi medida pela regressão logística. RESULTADOS: No acesso à rede privada de atendimento a renda familiar do idoso teve um impacto muito mais expressivo do que a individual. Com um aumento na renda familiar em um salário mínimo, as chances do idoso utilizar a rede privada aumentam 20% contra um acréscimo de apenas 7% no mesmo aumento na renda individual. Também influenciaram positivamente: gênero feminino, idade, escolaridade e tamanho menor da família. CONCLUSÕES: As decisões sobre onde o idoso recebe cuidados de saúde dependem das necessidades e recursos da família e não somente da situação individual do idoso. Conseqüentemente, a saúde do idoso de família de renda baixa recebe prioridade menor e é desproporcionalmente prejudicada pelo pouco recurso familiar e deficiências do sistema público de atendimento.

Keywords : Saúde do idoso; Acesso aos serviços de saúde; Cobertura de serviços privados de saúde [utilização]; Cobertura de serviços públicos de saúde [utilização]; Serviços de saúde [economia]; Renda familiar; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese