SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Evaluation of the program for prevention and health promotion in phenylketonuria patients in BrazilEstimate of the validity of a new method for the isolation of rabies virus author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FLORINDO, Alex Antonio et al. Metodologia para a avaliação da atividade física habitual em homens com 50 anos ou mais. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.2, pp. 307-314. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000200022.

OBJETIVO: Descrever a metodologia de avaliação da atividade física habitual, utilizanda em uma pesquisa em população masculina, por meio de um questionário já validado. MÉTODOS: O questionário de atividade física habitual de Baecke, traduzido para a língua portuguesa e, a seguir, foi realizado o back translation. Em sua versão final o questionário foi aplicado em estudo epidemiológico transversal, realizado com 326 homens com idade igual ou superior a 50 anos. A consistência interna entre as questões foi analisada pelo a de Cronbach e foram calculados os coeficientes de correlação de Spearman entre os escores de atividade física habitual, bem como os coeficientes de correlação parcial, ajustados por idade, índice de massa corporal e escolaridade. RESULTADOS: A consistência interna mostrou-se satisfatória nas magnitudes de atividade física ocupacional e exercícios físicos no lazer. Foram obtidas correlações significativas entre todos os escores de atividades físicas com o escore total de atividade física habitual, independente da idade, escolaridade e índice de massa corporal. CONCLUSÕES: O questionário Baecke mostrou-se um instrumento prático para avaliar a atividade física habitual, aliando rapidez na aplicabilidade e facilidade no entendimento para as respostas, sendo indicado para estudos epidemiológicos no Brasil.

Keywords : Exercício; Avaliação; Métodos; Questionários; Saúde do idoso; Densidade óssea; Atividade física habitual.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese