SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Methodology to evaluation the habitual physical activity in men aged 50 years or moreParasitoids of Chrysomya megacephala (Fabricius) collected in Itumbiara, Goias, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

NOGUEIRA, Yeda L. Estimativa de validade de um novo método de isolamento de vírus rábico. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.2, pp. 315-322. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000200023.

OBJETIVOS: Nenhum estudo de base populacional foi realizado para mostrar o uso potencial de diagnóstico virológico do vírus rábico. O estudo realizado teve por objetivo estimar parâmetros de acurácia para o isolamento de vírus rábico em célula McCoy, como um método alternativo, e comparar com o uso da célula N2A, considerada método de referência. MÉTODOS: Foi realizado um inquérito em 120 morcegos coletados aleatoriamente, na Mata Atlântica, no Estado de São Paulo. Utilizou-se a reação de imunofluorescência para a detecção do vírus rábico isolado no cérebro desses morcegos, avaliado nos dois sistemas de cultivos celulares. Dois bancos de dados foram formados com os resultados. A análise foi feita com o programa Computer Methods for Diagnosis Tests (CMDT), utilizando a técnica de two-graph-receiver operating characteristic (TG-ROC) para obter os parâmetros de sensibilidade e especificidade, além de outros indicadores, tais como eficácia, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e razão de verossimilhança. RESULTADOS: A célula N2A apresentou 90% de sensibilidade e especificidade, enquanto que a célula McCoy obteve 95% para os mesmos parâmetros. Os valores foram baseados em pontos de cortes otimizados para cada uma das células. CONCLUSÕES: Observou-se que a célula McCoy permite obter estimativas de acurácia superiores aos resultados observados com a célula de N2A, representando um método alternativo eficaz no isolamento do vírus rábico.

Keywords : Vírus da raiva [isolamento]; Raiva [diagnóstico]; Quirópteros; Sensibilidade e especificidade; Valor preditivo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese