SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Use of drugs to treat respiratory tract infections in the communityOccurrence of hospital infection among interned elderly in a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GAZALLE, Fernando Kratz; LIMA, Maurício Silva de; TAVARES, Beatriz Frank  and  HALLAL, Pedro Curi. Sintomas depressivos e fatores associados em população idosa no Sul do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.3, pp. 365-371. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000300005.

OBJETIVOS: Determinar a freqüência de alguns sintomas depressivos em idosos, construir um escore de sintomas depressivos, e avaliar a associação entre a média de sintomas depressivos e variáveis demográficas, socioeconômicas e comportamentais. MÉTODOS: Delineamento transversal de base populacional incluindo indivíduos com 60 anos ou mais residentes na zona urbana da cidade de Pelotas, RS. A amostragem foi realizada em múltiplos estágios, tendo por base os setores censitários do município. Utilizou-se um instrumento com oito sintomas comumente incluídos em questionários e escalas de depressão e específicos de erosão afetiva (forma esta mais comum de manifestação depressiva entre idosos). A análise foi feita por regressão linear múltipla e se baseou em um modelo conceitual de determinação do desfecho. RESULTADOS: Foram entrevistados 583 sujeitos, sendo que o percentual de perdas e recusas foi de 4,7%. A média dos sintomas depressivos por participante foi de 3,4 (dp=2,1). A ausência de disposição para realizar as atividades habituais foi o sintoma mais freqüente (73,9%). Na análise ajustada, os seguintes grupos apresentaram médias estatisticamente maiores (p<0,05) de sintomas depressivos: mulheres, indivíduos mais velhos, com menor escolaridade, sem trabalho remunerado, tabagistas atuais e que tiveram morte de familiar ou pessoa importante no último ano. CONCLUSÕES: Tanto os sintomas depressivos isoladamente quanto a média desses sintomas encontrados na amostra de idosos foram altos, ressaltando a importância da avaliação da sintomatologia específica dos idosos, que parece diferente daquela verificada nos adultos jovens.

Keywords : Depressão [epidemiologia]; Idoso; Saúde mental; Saúde do idoso; Estudos transversais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese