SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Quality of data on myocardial infarction deaths, BrazilLower extremity amputations in diabetic patients: a case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FONSECA, Maria de Jesus Mendes da; FAERSTEIN, Eduardo; CHOR, Dóra  and  LOPES, Claudia S. Validade de peso e estatura informados e índice de massa corporal: estudo pró-saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.3, pp. 392-398. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000300009.

OBJETIVO: Avaliar a validade do peso e da estatura informados e do índice de massa corporal (IMC). MÉTODOS: Foram estudados 3.713 funcionários públicos de uma universidade no Rio de Janeiro, participantes da Fase 1 de um estudo longitudinal. As informações foram obtidas por meio de questionário auto-preenchível; as aferições foram realizadas após a aplicação. Para avaliar as diferenças entre os parâmetros aferidos e informados, utilizou-se o teste t pareado de Student, gráficos de Bland & Altman e o coeficiente de correlação intraclasse (CCIC). Estimou-se a sensibilidade e a especificidade das várias categorias do IMC. RESULTADOS: Houve alta concordância entre a aferição e a informação do peso (CCIC=0,977) e da estatura (CCIC=0,943). A sensibilidade do IMC, em suas várias categorias, variou em torno de 80%, e a especificidade foi próxima de 92%. Houve tendência leve e uniforme à subestimação do peso informado e à superestimação da estatura informada em ambos os sexos. CONCLUSÕES: As informações relatadas e aferidas de peso e estatura apresentaram boa concordância e validade; em populações similares, que disponham de recursos escassos, é possível utilizar dados informados ao invés de valores aferidos.

Keywords : Peso corporal; Estatura; Índice de massa corporal; Validade; Sensibilidade e especificidade; Obesidade; Estudo seccional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese