SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Validity of self-reported weight and height and the body mass index within the "Pró-saúde" studySocial representations of the relationships between plant vases and the dengue vector author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GAMBA, Mônica Antar; GOTLIEB, Sabina Léa Davidson; BERGAMASCHI, Denise Pimentel  and  VIANNA, Lucila A C. Amputações de extremidades inferiores por diabetes mellitus: estudo caso-controle. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.3, pp. 399-404. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000300010.

OBJETIVO: As amputações de extremidades inferiores são cada vez mais freqüentes em pessoas com diabetes mellitus, tornando-se importante problema de saúde pública, no Brasil e no mundo. O estudo objetivou detectar fatores associados a amputações de extremidades inferiores, em pessoas com diabetes mellitus. MÉTODOS: Realizou-se estudo caso controle emparelhado. Foram identificados 117 pessoas com diabetes mellitus e submetidas a amputações de extremidades inferiores, na rede de serviços do Município de São Paulo. Os casos foram comparados com 234 controles, pessoas com diabetes mellitus, mas não submetidas a amputações. As variáveis consideradas no emparelhamento foram sexo, idade e duração da doença. Características sociodemográficas, de hábitos de vida, clínicas e relativas à educação em saúde em diabetes mellitus foram incluídas. Inicialmente, foi realizada análise univariada, verificando a presença de associações entre amputações e variáveis exploratórias. Foi utilizado modelo de regressão logística condicional para a análise multivariada, com adoção do odds ratio como medida de associação. RESULTADOS: Observou-se existência de associação entre amputação e hábito de fumar, última glicemia (superior a 200 mg/dl), presença da polineuropatia simétrica distal e da vasculopatia periférica. O tratamento do diabetes mellitus e o comparecimento às consultas de enfermagem foram importantes fatores associados à prevenção dessas amputações. CONCLUSÕES: O reconhecimento dos determinantes e dos fatores intervenientes para o acometimento desse agravo levarão à redução dos custos na área e à melhoria da qualidade da assistência prestada na rede de serviços de saúde pública.

Keywords : Diabetes mellitus não insulino-dependente [epidemiologia]; Amputação; Extremidade inferior; Estudos de casos e controles; Fatores de risco; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese