SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Validity of self-reported weight and height and the body mass index within the "Pró-saúde" studySocial representations of the relationships between plant vases and the dengue vector author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GAMBA, Mônica Antar; GOTLIEB, Sabina Léa Davidson; BERGAMASCHI, Denise Pimentel  and  VIANNA, Lucila A C. Amputações de extremidades inferiores por diabetes mellitus: estudo caso-controle. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.3, pp.399-404. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000300010.

OBJETIVO: As amputações de extremidades inferiores são cada vez mais freqüentes em pessoas com diabetes mellitus, tornando-se importante problema de saúde pública, no Brasil e no mundo. O estudo objetivou detectar fatores associados a amputações de extremidades inferiores, em pessoas com diabetes mellitus. MÉTODOS: Realizou-se estudo caso controle emparelhado. Foram identificados 117 pessoas com diabetes mellitus e submetidas a amputações de extremidades inferiores, na rede de serviços do Município de São Paulo. Os casos foram comparados com 234 controles, pessoas com diabetes mellitus, mas não submetidas a amputações. As variáveis consideradas no emparelhamento foram sexo, idade e duração da doença. Características sociodemográficas, de hábitos de vida, clínicas e relativas à educação em saúde em diabetes mellitus foram incluídas. Inicialmente, foi realizada análise univariada, verificando a presença de associações entre amputações e variáveis exploratórias. Foi utilizado modelo de regressão logística condicional para a análise multivariada, com adoção do odds ratio como medida de associação. RESULTADOS: Observou-se existência de associação entre amputação e hábito de fumar, última glicemia (superior a 200 mg/dl), presença da polineuropatia simétrica distal e da vasculopatia periférica. O tratamento do diabetes mellitus e o comparecimento às consultas de enfermagem foram importantes fatores associados à prevenção dessas amputações. CONCLUSÕES: O reconhecimento dos determinantes e dos fatores intervenientes para o acometimento desse agravo levarão à redução dos custos na área e à melhoria da qualidade da assistência prestada na rede de serviços de saúde pública.

Keywords : Diabetes mellitus não insulino-dependente [epidemiologia]; Amputação; Extremidade inferior; Estudos de casos e controles; Fatores de risco; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )