SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Validation of the "International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form" (ICIQ-SF) for PortugueseDental pain as the reason for visiting a dentist in a Brazilian adult population author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FERREIRA, Christiane Alves; LOUREIRO, Carlos Alfredo  and  ARAUJO, Vânia Eloísa. Propriedades psicométricas de indicador subjetivo aplicado em crianças. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.3, pp. 445-452. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000300016.

OBJETIVO: Avaliar as propriedades psicométricas do Oral Heath Impact Profile (OHIP-14) para mensurar a condição de saúde bucal. MÉTODOS: Foram utilizados dados secundários de um inquérito epidemiológico realizado em 2001 pela Secretaria da Saúde do município de Sabará, MG, que consistiram de 312 formulários de exames da cárie dentária e de questionários de necessidade percebida (OHIP), referentes escolares de 12 anos, da rede pública. A confiabilidade do OHIP-14 foi avaliada utilizando os coeficientes alfa de Cronbach e correlação intraclasse. Para avaliação da validade de conteúdo foram realizadas a correlação de Pearson e regressão logística e para avaliar a validade de constructo foram realizados o teste "t" de Student e o de Tukey Kramer. RESULTADOS: A perda dos participantes foi baixa (entre 85 e 100%). A prevalência de cárie foi muito baixa sendo que 59,0% da amostra não apresentou cárie detectável. O modelo de regressão logística indicou valores de predição altos para declaração de necessidade de tratamento e médios para percepção de cárie dentária. A comparação entre diferentes escores médios do OHIP, de acordo com três categorias do índice de superfícies cariadas perdidas e obturadas (CPO-S), indicou diferença significante apenas para as categorias incapacidade social e deficiência. CONCLUSÕES: Os resultados indicam que o adolescente não relatou alta prevalência de doença bucal percebida. O OHIP está associado à necessidade percebida de tratamento, à declaração da presença de cárie dentária e ao aumento do índice CPO-S. Os resultados sugerem que o OHIP apresenta boas propriedades psicométricas quando aplicado em crianças, indicando ser um instrumento promissor para rastreamento de grupos prioritários para acesso ao serviço.

Keywords : Saúde bucal; Condições de saúde; Levantamentos de saúde bucal; Índice CPO; Estudantes; Psicometria.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese