SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3The services for women victims of sexual violence: a qualitatif studyHome care in the Brazilian National Health System (SUS) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PARAHYBA, Maria Isabel; VERAS, Renato  and  MELZER, David. Incapacidade funcional entre as mulheres idosas no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 383-391. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000300008.

OBJETIVO: Estimar as taxas de incapacidade funcional e identificar os fatores sociodemográficos associados com a prevalência de incapacidade funcional entre as mulheres idosas. MÉTODOS: As estimativas das taxas de incapacidade funcional foram produzidas com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 1998, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estudo analisou a população de mulheres idosas, num total de 16.186. Foram elaborados modelos de regressão logística, utilizando como variável dependente a dificuldade para caminhar 100 metros. RESULTADOS: A prevalência de incapacidade funcional leve, moderada e severa foi maior entre as mulheres, e aumentou com a idade. Na análise de regressão logística, os indicadores mais fortemente associados com o aumento da prevalência de incapacidade funcional foram baixo nível de educação e baixo rendimento familiar. Residência rural foi também associada com redução de prevalência. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de declínio funcional em idosas, tendo em vista que as associações encontradas foram consistentes com aquelas reportadas por outros estudos.

Keywords : Idoso; Envelhecimento; Atividades cotidianas; Saúde do idoso; Mulheres; Fatores de risco; Fatores socioeconômicos; Incapacidade funcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese