SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Determinants of vaccination after the Colombian health system reformPediculus capitis infestation according to sex and social factors in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FRAGA-MAIA, Helena  and  SANTANA, Vilma Sousa. Concordância de informações de adolescentes e suas mães em inquérito de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2005, vol.39, n.3, pp. 430-437. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000300014.

OBJETIVO: Estimar o grau de concordância entre informações obtidas de trabalhadores adolescentes e suas mães em inquérito de saúde. MÉTODOS: Os dados provêm de inquérito populacional, de base domiciliar, conduzido com amostra aleatória de superfície de residentes da área urbana de Salvador, capital do Estado da Bahia. A amostra compõe-se de 82 pares de adolescentes trabalhadores de 10 a 14 anos de idade e suas mães. Após entrevista com os adolescentes, numa outra visita, suas mães foram convidadas a responder um questionário similar por um entrevistador cego. Sintomas respiratórios, depressivos, alterações do padrão do sono e problemas na vizinhança e na escola foram as variáveis analisadas. O grau de concordância foi estimado com proporções de acordo e Índice Kappa. RESULTADOS: Estimativas de acordo foram, em geral, baixas, com as mães fornecendo mais freqüentemente respostas positivas que os adolescentes, determinando vieses negativos, ou seja, estimativas menores, caso os resultados se baseassem no informante. A confiabilidade foi mais elevada entre os meninos em comparação com as meninas, para todas variáveis exceto para alterações do padrão de sono. Para sintomas depressivos, o nível de escolaridade da mãe se associou negativamente com o grau de concordância. CONCLUSÕES: Informações obtidas de adolescentes diferem das obtidas de suas mães. Baixas concordâncias não equivalem a um problema de validade, que deverá ser avaliada em estudos futuros para essa população.

Keywords : Saúde do adolescente; Trabalho de menores; Reprodutibilidade de resultados; Adolescente; Mães; Desempenho de instrumentos de pesquisa; Concordância; Confiabilidade; Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese