SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Factors associated with pulmonary disease among the elderlyPrice differences between generic and innovator medicines in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CAPILHEIRA, Marcelo F  and  SANTOS, Iná da Silva dos. Fatores individuais associados à utilização de consultas médicas por adultos. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 436-443. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000300011.

OBJETIVO: Identificar características individuais associadas à maior probabilidade de consultar o médico e o fazer em excesso. MÉTODOS: Estudo de base populacional com 3.100 adultos (>20 anos), moradores de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, de outubro a dezembro de 2003. Foi utilizada amostragem por conglomerados em múltiplos estágios. Foi realizada entrevista para obter dados socioeconômicos, demográficos e de saúde, além do número de consultas no período de três meses anteriores. A referência de >4 consultas foi considerada superutilização. As análises multivariadas foram realizadas por regressão de Poisson baseadas em um modelo conceitual e apresentados em razões de prevalência e respectivos intervalos de confiança de 95%. RESULTADOS: A prevalência de consulta ao médico foi de 55,1%. A maior probabilidade de consultar um médico esteve associada às mulheres, hospitalização no ano anterior, ex-tabagismo, diabetes e hipertensão arterial. Verificou-se tendência de consultas conforme o avanço da idade (p<0,001) e piora da autopercepção de saúde (p<0,001). A prevalência de superutilização de consultas foi de 9%, associada positivamente ao sexo feminino, hospitalização no ano anterior e história de hipertensão. A tendência de consultas em excesso esteve associada com aumento do índice de massa corporal (p=0,01), avanço da idade (p=0,006) e piora da autopercepção de saúde (p<0,001). CONCLUSÕES: Estiveram associados à consulta e sua superutilização ser do sexo feminino, ser hipertenso e ter estado hospitalizado no ano anterior, além do aumento de idade e piora da autopercepção de saúde.

Keywords : Serviços de saúde [utilização]; Acesso aos serviços de saúde [estatística e dados numéricos]; Necessidades e demanda de serviços de saúde [estatística e dados numéricos]; Estudos transversais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese