SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Individual factors associated with medical consultation by adultsPerformance of rubella suspect case definition: implications for surveillance author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VIEIRA, Fabiola Sulpino  and  ZUCCHI, Paola. Diferenças de preços entre medicamentos genéricos e de referência no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 444-449. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000300012.

OBJETIVO: Verificar a magnitude da diferença de preço entre os medicamentos genéricos e os respectivos medicamentos de referência, além de avaliar o efeito da concorrência entre eles quanto aos seus preços. MÉTODOS: De janeiro de 2000 a junho de 2004, foram acompanhadas 135 apresentações de medicamentos genéricos e seus respectivos medicamentos de referência por um período de até quatro anos. Os preços foram extraídos de publicações específicas voltadas para o comércio farmacêutico, e foram anotados os preços para ambos os medicamentos, desde o lançamento do genérico e durante período de comercialização posterior. RESULTADOS: Os genéricos foram introduzidos, em média, com preços 40% menores do que os medicamentos de referência e esta diferença tendeu a aumentar ao longo do tempo. Comparando a diferença de preço do genérico em relação ao seu medicamento de referência observou-se aumento de 68% nos quatro anos seguintes ao seu lançamento. CONCLUSÕES: A introdução de medicamentos genéricos no mercado farmacêutico brasileiro contribuiu para a oferta de medicamentos a preços menores. Entretanto, a procura dos medicamentos genéricos não provocou redução dos preços da maioria dos medicamentos de referência.

Keywords : Custos de medicamentos; Preço de medicamento; Preparações farmacêuticas [economia]; Medicamentos genéricos [economia]; Política de medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese