SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Consequences of sociodemographic inequalities on birth weightRisk factors for HIV infection among patients infected with hepatitis C virus author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SILVA, Neide Emy Kurokawa e; ALVARENGA, Augusta Thereza de  and  AYRES, José Ricardo de C M. Aids e gravidez: os sentidos do risco e o desafio do cuidado. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 474-481. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000300016.

OBJETIVO: Compreender como o risco da transmissão vertical do HIV é apreendido e reconstruído pelas pessoas vivendo com HIV/Aids em suas decisões reprodutivas. MÉTODOS: Estudo qualitativo, envolvendo oito mulheres e homens, em três serviços de saúde especializados em DST/Aids, do Município de São Paulo. Foram realizadas entrevistas com roteiros temáticos e semi-estruturados, no período de julho a dezembro de 2001. Os depoentes selecionados foram os informantes-chave, soropositivos ou seus parceiros, com 18 anos ou mais e em união conjugal há pelo menos um ano. RESULTADOS: Dentre as motivações para ter filhos, destacaram-se aquelas relacionadas às expectativas dos parceiros conjugais, especialmente como modo de "retribuir" suas ações. O risco da transmissão vertical é utilizado pelos profissionais de saúde tanto para desestimular quanto para orientar sobre a profilaxia da transmissão. Entretanto, as questões reprodutivas não são explicitadas no espaço dos serviços de saúde, tanto pelos usuários quanto pelos profissionais. CONCLUSÕES: A atenção deve ser orientada não apenas ao controle da infecção, mas efetivamente no bem-estar das pessoas vivendo com HIV. Há necessidade de explicitação dos diferentes pontos de vista de usuários e profissionais, para que se possa chegar à solução mais efetiva e adequada para cada situação de cuidado.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida; Direitos sexuais e reprodutivos; Risco; Atenção à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese