SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue5Farm work, dust exposure and respiratory symptoms among farmersQuality of procedures delivered by nursing assistants author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BANDONI, Daniel Henrique; BRASIL, Bettina Gerken  and  JAIME, Patrícia Constante. Programa de Alimentação do Trabalhador: representações sociais de gestores locais. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.5, pp. 837-842. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000600013.

OBJETIVO: Analisar o conhecimento e a representação social sobre promoção de alimentação saudável e saúde de gestores do Programa de Alimentação do Trabalhador. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado com empresas cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador na cidade de São Paulo. Foram aplicados aos gestores locais (responsáveis pela alimentação do trabalhador) questionários semi-estruturados. Os dados foram tabulados por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo, utilizando-se três figuras metodológicas: idéia central, expressões-chave e o discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Os discursos dos gestores de 70 empresas indicaram que 60% das idéias centrais expressaram desconhecimento sobre o Programa e seus objetivos, ou tinham como representação os benefícios para empresa. Entretanto, observou-se que a idéia central mais freqüente foi: "é um programa para fornecer alimentação balanceada para o trabalhador", representando um discurso com ênfase na promoção de alimentação saudável e saúde, que se aproxima dos objetivos do Programa. CONCLUSÕES: A maioria dos discursos não teve ênfase na promoção de alimentação saudável e saúde. Para que o Programa de Alimentação do Trabalhador possa atingir seus objetivos, é necessário que os gestores locais conheçam o Programa e sejam conscientizados do seu objetivo de promoção de saúde.

Keywords : Pessoal administrativo; Conhecimentos [atitudes e prática em saúde]; Serviços de saúde do trabalhador; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese