SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue5Quality of procedures delivered by nursing assistantsHealth providers' knowledge on transfusion-transmitted viral hepatitis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MARTINEZ, Maria Carmen  and  LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira. Saúde e capacidade para o trabalho em trabalhadores de área administrativa. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.5, pp. 851-858. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000600015.

OBJETIVO: Identificar as dimensões da saúde que estão associadas à capacidade para o trabalho e verificar se estas relações são influenciadas por características demográficas ou ocupacionais. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado com 224 empregados de uma empresa de auto-gestão de planos de previdência privada e de saúde na cidade de São Paulo, em 2001. Foram administrados questionários auto-aplicados referentes a aspectos sociodemográficos e ocupacionais, satisfação no trabalho, saúde e capacidade para o trabalho. As associações entre variáveis foram analisadas por meio do teste qui-quadrado, análise de variância e análise de covariância. RESULTADOS: As variáveis demográficas e relacionadas ao trabalho que apresentaram associação estatisticamente significativa com capacidade para o trabalho foram tempo de emprego (p=0,0423) e satisfação no trabalho (p=0,0072). Todas as dimensões da saúde analisadas apresentaram associação estatisticamente significativa com capacidade para o trabalho (p<0,0001), sendo independentes de aspectos demográficos e ocupacionais. CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que, independentemente de outras características, quanto melhor a qualidade da saúde física e mental, melhor a condição da capacidade para o trabalho, evidenciando a relevância de abordar a saúde em sua integralidade.

Keywords : Saúde do trabalhador; Trabalhadores; Condições de trabalho; Satisfação no emprego; Questionários; Fatores psicossociais no trabalho; Capacidade para o trabalho.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese