SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 suppl.Orphans and vulnerable children affected by HIV/AIDS in Brazil: where do we stand and where are we heading?Brazilian psychosocial and operational research vis-à-vis the UNGASS targets author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BASTOS, Francisco Inácio  and  HACKER, Mariana A. Pesquisas brasileiras biomédicas e epidemiológicas face às metas da UNGASS. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, suppl., pp. 31-41. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000800006.

O foco do estudo é a resposta brasileira em Ciência, Tecnologia e Inovação às metas formuladas no documento da UNGASS. Foram analisados os itens 70-73 que integram o documento Draft Declaration of Commitment for the UNGASS on HIV/AIDS, 2001, que definem metas para a Ciência, Tecnologia e Inovação em HIV/Aids. Os principais tópicos listados nesses itens foram operacionalizados sob a forma de "palavras-chave", de modo a orientar buscas sistemáticas nos bancos de dados padrão em biomedicina, incluindo ainda o Web of Science, nas suas subdivisões referentes às ciências naturais e sociais. O sucesso da pesquisa brasileira no âmbito da caracterização e isolamento do HIV-1 é inegável. Estudos vacinais fases II/III têm sido desenvolvidos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. O monitoramento da resistência primária teve estudos empíricos desenvolvidos em populações específicas, por meio da "Rede Brasileira em Monitoramento da Resistência do HIV". No âmbito do monitoramento da resistência secundária, destacaram-se iniciativas como a Rede Nacional de Genotipagem. Dois sistemas nacionais, o Sistema de Informações de Mortalidade e o Sistema de Informações de Agravos de Notificação - Aids e alguns estudos de maior abrangência têm dado origem a trabalhos sobre tendências da epidemia. A produção de medicamentos genéricos de qualidade e sua distribuição gratuita aos pacientes foram destacadas. O Brasil tem implementado uma resposta consistente e diversificada no âmbito do HIV/Aids, com estudos referentes ao desenvolvimento de vacinas, novos medicamentos e monitoramento da epidemia.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção e controle]; Síndrome de imunodeficiência adquirida [epidemiologia]; Vacinas contra Aids; Desenvolvimento tecnológico [tendências]; Tecnologia biomédica [tendências]; Resistência viral a drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese