SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 suppl.Brazilian psychosocial and operational research vis-à-vis the UNGASS targetsSustainability of Brazilian policy for access to antiretroviral drugs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787Print version ISSN 0034-8910

Abstract

TEIXEIRA, Luciana. Avaliação das metas de recursos previstos na declaração sobre HIV/Aids das Nações Unidas. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, suppl., pp.52-59. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000800008.

O estudo teve por objetivo avaliar as metas do capítulo sobre recursos da Declaração de Compromisso da UNGASS. A premissa adotada é que para alcançar tais metas é preciso envidar esforços em três frentes: redução de custos de insumos e serviços; aumento da eficiência no acesso e no uso dos financiamentos; e canalização de novos recursos. Foram analisados os dados provenientes de estudos sobre Contas Nacionais em HIV/Aids para a América Latina e Caribe e informações disponíveis na literatura recente sobre a situação global do fluxo de recursos para o HIV/Aids. O conceito econômico de bem público global permeia o artigo. Foram discutidos os fatores que exercerão fortes pressões sobre o financiamento, exigindo a adoção de novas estratégias, tais como: as dificuldades para se manter a mesma tendência declinante nos custos de itens de peso no gasto com a epidemia no Brasil, a incorporação de milhares de pessoas que necessitam de tratamento anti-retroviral a cada ano, o aumento da sobrevida dos pacientes e a ampliação da testagem necessária para o controle do HIV/Aids. Conclui-se que visando garantir a alocação de mais recursos para a luta contra a Aids, faz-se necessário que a discussão sobre financiamento enfoque não apenas o aumento da participação de recursos para a Aids no âmbito do Ministério da Saúde, mas principalmente o incremento de recursos para a saúde como um todo. Quanto aos recursos externos, o reconhecimento de que o controle da epidemia é um bem público global deverá possibilitar aumentos na assistência oficial para o desenvolvimento.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção econtrole]; Agentes anti-HIV [provisão & distribuição]; Política de saúde [economia]; Recursos em saúde [economia]; Gastos em saúde [normas]; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde [economia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )