SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 suppl.Sustainability of Brazilian policy for access to antiretroviral drugsGender, human rights and socioeconomic impact of AIDS in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PORTELA, Margareth Crisóstomo  and  LOTROWSKA, Michel. Assistência aos pacientes com HIV/Aids no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, suppl., pp. 70-79. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000800010.

O trabalho teve por objetivo avaliar a assistência à população com Aids no Brasil e a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de prover intervenções para enfrentamento da epidemia e discutir a sustentabilidade da iniciativa brasileira de distribuição universal e gratuita dos anti-retrovirais. O trabalho considerou dados originais de uma pesquisa sobre a capacidade potencial de distribuição de uma futura vacina anti-HIV no Brasil, envolvendo 119 entrevistados. Nas abordagens da assistência hospitalar e da assistência farmacêutica foram utilizados dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS e do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos do Programa Nacional de DST/Aids. Os resultados mostraram bom desempenho da política de distribuição de anti-retrovirais. Entretanto, o acesso ao tratamento de doenças oportunistas foi deficitário. Os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde pelas internações por Aids mantiveram-se muito baixos, com valor médio em torno de R$700,00, em 2004. A assistência a pacientes com HIV/Aids no Brasil tem sido tratada como um direito do cidadão, com o respaldo de uma articulação efetiva entre as esferas de governo e a sociedade civil. Os desafios que se colocam atualmente dizem respeito ao monitoramento mais fino dos processos e resultados obtidos e à sustentabilidade da distribuição universal e gratuita de anti-retrovirais.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção e controle]; Síndrome de imunodeficiência adquirida [terapia]; Infecções oportunistas relacionadas a Aids [prevenção econtrole]; Infecções oportunistas relacionadas a Aids [terapia]; Agentes anti-HIV [provisão edistribuição]; Agentes anti-HIV [economia]; Sobreviventes de longo prazo ao HIV; SUS(BR); Prestação de cuidados à saúde [organização eadministração]; Administração de serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese