SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 suppl.Gender, human rights and socioeconomic impact of AIDS in BrazilProposed UNGASS indicators and the monitoring of the AIDS epidemic in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

VILLELA, Wilza  and  VELOSO, José Carlos. Participação da sociedade civil no seguimento das ações frente à Aids no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, suppl., pp. 88-93. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000800012.

A Declaração de Compromisso sobre o HIV/Aids das Nações Unidas recomenda que os governos realizem análises periódicas das suas ações frente à epidemia do HIV/Aids, com a participação da sociedade civil. Para isso, devem ser criados mecanismos e instrumentos específicos. O presente trabalho examina algumas das respostas do governo brasileiro a esta recomendação. Foi feita uma análise da proposta de seguimento contida na Declaração e sua adequação à realidade brasileira, em relação à participação da sociedade civil. Discutiram-se os limites e as potencialidades do MONITORAIDS, matriz de indicadores construída pelo Programa Nacional de DST/Aids para monitoramento da epidemia. Os resultados mostraram que a complexidade do MONITORAIDS dificulta sua utilização pelo conjunto de atores envolvidos na luta contra a Aids. Sugere-se que se estabeleçam mecanismos que facilitem a apropriação desse sistema por todos aqueles comprometidos com o enfrentamento da epidemia no País.

Keywords : Síndrome de imunodeficiência adquirida [prevenção e controle]; Avaliação de programas; Programas nacionais de saúde [organização e administração]; Participação comunitária; Organização comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in English | Portuguese