SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Anemia in children under six: population-based study in Pelotas, Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PAIVA, Adriana de A et al. Relação entre o estado nutricional de ferro de parturientes e seus recém-nascidos. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 321-327. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000300001.

OBJETIVO: Determinar a relação entre os níveis de ferro de gestantes e seus filhos recém-nascidos, utilizando uma combinação de parâmetros hematológicos e bioquímicos para o diagnóstico da deficiência de ferro. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em Jundiaí, SP, em 2000. Amostras de sangue venoso foram coletadas de 95 gestantes e do cordão umbilical de cada uma, e utilizadas na determinação de hemograma completo, ferro sérico, capacidade total de ligação do ferro, ferritina sérica, zinco-protoporfirina, e saturação de transferrina. As mulheres foram classificadas em três grupos: anêmicas, deficientes de ferro e não-deficientes de ferro. As análises estatísticas utilizadas foram o teste de Tukey-HSD, o coeficiente de correlação de Pearson e regressão linear múltipla. RESULTADOS: Entre as gestantes, 19% estavam anêmicas (97,9% levemente anêmicas e 2,1% moderadamente anêmicas) e 30,5% apresentavam deficiência de ferro. Não foi observada diferença significativa nas médias dos valores dos parâmetros estudados nos recém-nascidos dos três grupos (p>0,05). A análise de regressão linear múltipla mostrou fraca associação entre os parâmetros maternos e neonatais. CONCLUSÕES: Os níveis de ferro de gestantes com deficiência de ferro ou com anemia leve/moderada parecem não influenciar de forma significativa os níveis de ferro de seus filhos.

Keywords : Estado nutricional; Gestantes; Recém-nascido [crescimento & desenvolvimento]; Deficiência de ferro [sangue]; Anemia; Troca materno-fetal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English