SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Relationship between the iron status of pregnant women and their newbornsFrequency of high-fat and low-fiber diets among adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ASSUNCAO, Maria Cecília Formoso et al. Anemia em menores de seis anos: estudo de base populacional em Pelotas, RS. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 328-335. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000300002.

OBJETIVO: Analisar a prevalência de anemia em crianças menores de seis anos, em uma amostra probabilística de área urbana. MÉTODOS: Foi realizado estudo com crianças de zero a cinco anos de idade, na cidade de Pelotas, RS, em 2004. Foram coletadas informações sobre características demográficas, socioeconômicas, antropométricas, de morbidade e sobre alimentação, por meio de questionário aplicado às mães ou responsáveis. As crianças foram pesadas e medidas. A concentração de hemoglobina foi medida com hemoglobinômetro portátil, HemoCue e anemia foi definida como valores de hemoglobina <11 g/dL. A associação entre anemia e preditores foi expressa como razão de prevalência. Foi realizada análise multivariada por regressão de Poisson a partir de um modelo conceitual, considerando o efeito do delineamento do estudo. RESULTADOS: Foram identificadas 534 crianças e as perdas e recusas totalizaram 27 crianças (5,1%). A prevalência de anemia foi 30,2% (IC 95%: 23,5%;37,0%). Na análise multivariada, somente idade e renda familiar permaneceram significativamente associadas com anemia. CONCLUSÕES: A anemia foi, em grande parte, socialmente determinada na população estudada. Intervenções com o objetivo de combatê-la devem ser delineadas para amenizar esta condição em curto prazo e direcionadas para populações menos favorecidas economicamente.

Keywords : Anemia [epidemiologia]; Criança; Fatores de risco; Estudos transversais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese