SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Frequency of high-fat and low-fiber diets among adolescentsRisk factors for acute respiratory disease hospitalization in children under one year of age author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PERES, Karen Glazer; BARROS, Aluísio J D; PERES, Marco Aurélio  and  VICTORA, César Gomes. Efeitos da amamentação e dos hábitos de sucção sobre as oclusopatias num estudo de coorte. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 343-350. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000300004.

OBJETIVO: Analisar a prevalência de oclusopatias e o efeito da amamentação e dos hábitos de sucção não nutritivos aos seis anos de idade. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal aninhado numa coorte de nascidos vivos em Pelotas, RS, em 1999. Crianças com seis anos de idade (n=359) foram examinadas e suas mães entrevistadas. Utilizaram-se os critérios de Foster & Hamilton para a definição dos desfechos mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior. Informações sobre amamentação e hábitos de sucção não nutritivos foram coletadas ao nascimento, ao primeiro, terceiro, sexto e 12º meses de vida e aos seis anos de idade. As variáveis de controle incluíram escolaridade materna, peso ao nascer, perímetro cefálico e sexo da criança. Foi realiza a regressão de Poisson. RESULTADOS: A prevalência de mordida aberta anterior foi 46,2% e a de mordida cruzada posterior foi 18,2%. Presença de hábitos de sucção não nutritivos entre 12 meses e quatro anos de idade e presença de sucção digital aos seis anos de idade foram os fatores de risco para mordida aberta anterior. Amamentação por menos do que nove meses e uso regular de chupeta entre 12 meses e quatro anos de idade foram os fatores de risco para mordida cruzada posterior. Identificou-se interação entre duração da amamentação e uso de chupeta para mordida cruzada posterior. CONCLUSÕES: Considerando que a amamentação é um fator de proteção às outras doenças da infância, a abordagem dos fatores de risco comuns pode ser o meio mais apropriado para a prevenção de mordida cruzada posterior na dentição decídua ou início da dentição mista.

Keywords : Criança; Mordida aberta; Mordida cruzada; Maloclusão; Aleitamento materno; Comportamento de sucção; Sucção de dedo; Estudos transversais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English